Alimentação: Alimenta-se de folhas de acácia. Como outros herbívoros, o gerenuk come plantas. Porém eles não comem grama. Eles preferem folhas, junto com brotos, flores, fruta, e plantas trepadeiras. Gerenuks comem freqüentemente ficando de pé nas patas traseiras e abaixando os galhos com as patas dianteiras. Desta maneira eles são capazes de comer as folhas que ficam a 1.8 m a 2.5 metros do chão. Eles não precisam de muita água, retiram o que necessitam das plantas que comem.
Gestação: 210 dias
Filhotes: Os filhotes de Gerenuk nascem uma vez por ano, embora às vezes uma fêmea poderá ter 2 crias por ano. 7 meses depois do acasalamento as fêmeas dão à luz em um lugar retirado longe do grupo. Durante as primeiras 2 a 3 semanas os filhotes se mantém escondidos enquanto suas mães se alimentam. O pequeno corço permanece imóvel eescondido esperando por sua mãe voltar.
Tempo de vida: 6 - 7 anos
Habitat: Regiões desérticas
Distribuição Geográfica: África Oriental, Somália, Tanzânia, Etiópia, e o Quênia do norte.
Predadores: Os predadores do gerenuk incluem chitas, leões, leopardos, cachorros selvagens, chacais, e humanos.
Os africanos da Somália se recusam a comer a carne de gerenuk ou gazela-girafa. Acreditam que se trata de um parente próximo do camelo e temem que, se fizerem mal a um gerenuk, seus valiosos camelos morrerão. Na verdade, a gazela-girafa é um antílope, muito mais próximo da gazela do que do camelo.
O gerenuk vive nas regiões desérticas na África oriental, desde o sul da Etiópia até a Tanzânia. Tem pernas compridas e delgadas, focinho alongado e pescoço comprido como o da girafa. Alimenta-se de folhas de acácia e, muitas vezes, ergue-se sobre as patas traseiras para alcançar, com sua língua comprida, as folhas mais altas e mais suculentas.
Como outros antílopes do deserto, a gazela-girafa não necessita beber água, extraindo os líquidos de que precisa das folhas que come. Anda em grupos de seis ou sete fêmeas e um macho. Este tem chifres compridos e fortes, curvados para trás e para cima, com a ponta para a frente. As fêmeas não têm chifres. Foram encontradas pinturas de gerenuk em túmulos egípcios do ano 5600 a.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário